Pesquisar neste blog:

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

GRANDES CLÁSSICOS DO FUTEBOL - FLAMENGO 3 X 2 ATLÉTICO/MG - FINAL CAMPEONATO BRASILEIRO 1980



Como amante do futebol não poderia deixar de falar sobre o esporte mais popular do mundo!! Especialmente sobre os grandes jogos da história do futebol, aos quais passaremos a analisar em diversos posts.

Iniciaremos pelo jogo considerado pela revista PLACAR  e diversos jornalistas respeitáveis como a melhor e mais emocionante final de Campeonato Brasileiro de todos os tempos, ocorrido no dia 01 de junho de 1980 no estádio do Maracanã.




Verdade que o blogueiro tinha apenas 6 anos de idade na época deste clássico do futebol brasileiro e que não se recorda de nada, aliás, a primeira lembrança que eu tenho é da seleção brasileira da Copa de 1982 (o próximo post sobre clássicos será o jogo Itália 3x2 Brasil daquela Copa). No entanto desde o início dos anos 80 tenho este jogo como um dos mais importantes tanto da história dos times Atlético e Flamengo quanto do futebol brasileiro.


Naquele ano o campeonato brasileiro foi dividido em 04 fases, sendo a Primeira Fase composta por 40 clubes divididos em quatro grupos, sendo dez em cada. Turno único e classificando para a segunda fase os sete primeiros colocados de cada grupo.

A Segunda Fase era composta pelos 28 clubes classificados na primeira fase mais os quatro primeiros colocados na primeira fase da TAÇA DE PRATA (AMERICANO/RJ, SPORT/PE, BANGU/RJ e AMÉRICA/SP), totalizando 32 clubes, então divididos em oito grupos com quatro clubes em cada. Em dois turnos, classificando-se para a terceira fase os dois primeiros colocados em cada grupo.

A Terceira Fase era composta por 04 grupos com 4 clubes em cada, turno único, e classificando-se para a fase final o primeiro de cada grupo.

Enfim, a Fase Final (Semifinais e final), em partidas de ida e volta, classificando-se sempre o clube com o melhor resultado na soma de placares. Nas seminfinais, o mando de campo no 2º jogo e a classificação em caso de empate vão para o clube com melhor campanha durante o campeonato. Nas finais, a vantagem (tanto no mando de campo quanto no duplo empate) é do clube com a melhor campanha na semifinal.

As SEMIFINAIS tiveram os confrontos ATLÉTICO/MG E INTERNACIONAL (1X1 e 3X0) e FLAMENGO E CORITIBA (2X0 e 4X3). Devido ao melhor desempenho na fase semifinal, o FLAMENGO entraria em vantagem na grande FINAL.

No primeiro jogo da final, no dia 28 de maio de 1980, realizado no estádio do Mineirão, vitória do ATLÉTICO/MG pelo placar de 1 a 0 (90.000 espectadores e gol de Reinaldo) resultado este que daria ao ATLÉTICO/MG a vantagem do empate na GRANDE FINAL.

Paixões, violência, promessas de vingança, heróis, vilões, mocinhos e bandidos. Esses são os  ingredientes perfeitos para uma grande novela de televisão. Mas foram alguns lances e personagens que protagonizaram a decisão do Campeonato Brasileiro de 1980, que monopolizou a audiência de todo o país e escreveram um dos mais belos,e dramáticos capítulos da história do nosso  futebol. 

A decisão de 1980 envolvia dois clubes de Massa: Atlético Mineiro e Flamengo


O Atlético tinha entre os destaques Reinaldo, Palhinha, Cerezo entre outros grandes jogadores, enquanto que o time rubro-negro contava com Zico, Júnior, Nunes e Carpegiani.  


Basta dizer que Zico, Júnior e Leandro (Flamengo) e Éder, Cerezo e Luisinho (Atlético/MG) foram titulares 02 anos depois na seleção que encantou o mundo na COPA DA ESPANHA/82.

 
E mais, na Copa de 1978 na Argentina, Chicão foi jogador da Seleção Brasileira e Carpegiani em 1974 teve destacada participação na Copa da Alemanha.

O segundo jogo ocorreu no Maracanã, no dia 1 de junho daquele ano e empurrado por 154 mil torcedores. 

Começa a partida. O Flamengo parte para a primeira falta, prometida por Tita: um pontapé no joelho de Jorge Valença. Éder corre, Nunes também:
 
– Calma – diz Nunes – que aqui é o Maracanã e te meto porrada.


São três minutos e o Atlético desce para o ataque. Júnior acerta a perna de Chicão, que retruca:

– Não avança não, filho da ..., que vou te pegar.

Nunes passa perto de Osmar para lembrar-lhe "daquela palhaçada do Mineirão" e prometer vingança.

Agora são 7 minutos. Osmar avança e João Leite grita desesperado: "Volta, pelo amor de Deus!" A bola é lançada para Nunes e João Leite abandona o gol berrando para assustar o atacante. Esforço inútil: Nunes toca para as redes e sai gritando um palavrão.



 
A resposta atleticana foi instantânea, quando a torcida flamenguista ainda comemorava o gol de Nunes, Reinaldo driblou três e empatou para o GALO aos 8 minutos do primeiro tempo. Esse gol elevou o moral "do Galo" que começou dominar o jogo desperdiçando várias oportunidades. 

É a vez de Carpegiani se desesperar:

– Onde está a cobertura dessa merda?

Júnior balança a cabeça. Raul incentiva e protesta:

Aqui não tem homem? Isso não é gol que se tome. Vamos entrar firme, dar porrada. Cadê os homens?

 

A equipe rubro-negra sentiu duramente o golpe, o zagueiro Manguito (que entrara na fogueira substituindo Rondinele) mostrava claramente sua intranqüilidade, cometendo faltas desnecessárias e errando lances  bobos. 

Zico ainda sentia fortes dores na coxa que lhe tiraram do jogo do Mineirão e o meio-campo flamenguista pouco produzia. 

Corre a partida. Chicão manda pôr na roda, Chicão pega Zico, que reage:

– Olha aqui, se me pegar de novo eu te quebro. Vai pra ...

Chicão coloca o dedo na cara de Zico:

Sossega, guri.

No final do primeiro tempo, após um bate e rebate a bola sobrou nos pés de Zico, que marcou Flamengo 2X1.


No vestiário,  CLÁUDIO COUTINHO, então técnico do Flamengo, leu uma carta para a equipe: era de RONDINELLI, machucado, escrita no hospital, com o maxilar preso por arames e parafusos. O conhecido "Deus da Raça" exortava: "Vamos pra cabeça, companheiros!"

Já no segundo tempo, Reinaldo acusou sua velha e crônica contusão no joelho direito que aparentemente o tirava de combate. O Rei rastejava em campo, puxava a perna visivelmente. A torcida rubro-negra gritava: "Bichaaado, bichaaado!".

O Flamengo buscava mais o "barraco do Atlético" e desperdiçava várias oportunidades, enquanto que o "Galo" respondia com rápidos contra-ataques de Palhinha e Reinaldo

Porém Reinaldo mostrou que quem é Rei nunca perde a majestade e aos 22 minutos do segundo tempo aproveita um cruzamento de Éder marca na pequena área Atlético 2X2 Flamengo.

Instala-se uma crise na defesa do Flamengo. Um xinga o outro, Zico grita:

– Agora vamos ganhar. Quero um time de macho. Nesta porra mando eu!!

O time avança. Zico grita com Júlio César para marcar, ordena que Adílio seja mais rápido

Reinaldo cai em campo – sente o músculo, faz cera, xinga a mãe do juiz. José de Assis Aragão revida:

– Quebro a cara desse moleque. Tá expulso!
Mesmo com um jogador a menos, o ATLÉTICO/MG continuou bem postado em campo. Entretanto, aos 37 minutos quando o Atlético tentava um contra-ataque que poderia definir o jogo a seu favor o juiz paralisa a partida e marca um impedimento no meio de campo. 

Os jogadores e comissão técnica do Atlético ficam revoltados. O técnico Procópio é expulso. No reinicio da partida, enquanto os jogadores mineiros ainda reclamavam do lance anterior, Nunes avançou pela esquerda.

Do túnel, Reinaldo adverte:

– Cuidado, vai ser gol! Faz a falta em Nunes. Mata ele, Silvestre!

Nunes invade, Silvestre hesita. João Leite grita:

Quebra ele, pega firme!

Não adiantou, gol de Nunes. Flamengo 3 a 2.
 


Após o gol de Nunes, José de Assis Aragão expulsa Palhinha e Chicão por reclamações. E mesmo com 8 jogadores em campo o ATLÉTICO/MG ainda teve uma última chance já nos descontos, quando Éder chutou uma bomba que o goleiro Raul salvou de forma milagrosa. Final: FLAMENGO 3X2 ATLÉTICO/MG.

– Tá satisfeito, seu juiz de merda? Você queria o Flamengo, não é mesmo? Diz Palhinha.

Nunes ri:

– Calma, garotada, que agora é que a festa vai começar.

Zico emenda:

– Vai tomar seu banhinho lá dentro e deixa o campeão dar seu baile.

Abaixo os gols deste jogo épico.


Pelo lado do ATLÉTICO/MG houve muitos questionamentos (imprensa mineira, jogadores e torcida) sobre a atuação do árbitro José de Assis Aragão. Segundo toda a imprensa mineira e os jogadores, o árbitro a todo momento invertia faltas favoráveis ao Atlético e intimidava a equipe atleticana. Como bem disse o ex-jogador Luizinho à época: "O problema é que José de Assis Aragão intimidou nossa equipe invertendo faltas e nos pressionando, acabamos perdendo um título que era dado com certo."  Além disso, ainda segundo os mineiros, o árbitro permitiu a violência por parte dos rubro-negros. 



FICHA TÉCNICA DA FINAL: 01/06/80
Flamengo 3x2 Atlético/MG

Local: Maracanã (RJ)

Juiz: José de Assis Aragão (SP)

Renda: CR$ 19.762.210,00

Público: 154.355 espectadores

Gols: Nunes 7 do 1º e 37 do 2º e Zico 44 do 1º (F) e Reinaldo 8 do 1º e 21 do 2º

Expulsões: Reinaldo, Palhinha e Chicão

Flamengo: Raul; Toninho, Manguito, Marinho e Junior; Andrade, Paulo César Carpeggiani (Adílio) e Zico; Tita, Nunes e Julio César
Técnico: Cláudio Coutinho



 
Atlético/MG: João Leite; Orlando (Silvestre), Osmar, Luisinho (Geraldo) e Jorge Valença; Chicão, Toninho Cerezo e Palhinha; Pedrinho, Reinaldo e Éder


Técnico: Procópio


Créditos:

http://www.futebolnarede.com.br/
www.placar.com.br
http://webgalo.comze.com/1980.php
http://www.osclassicos.com/1999/01/o-flamengo-de-zico-campeao-1980.html
http://blog.maismemoria.net/?p=2417

7 comentários:

  1. Apesar de Cruzeirense, acho que é sempre válido esse tipo de post...

    Espero que um dia vc relate o campeonato brasileiro de 2010. Não pelo roubo de Sandro Meira Ricci, mas por jogos como Cruzeiro e Botafogo ainda no primeiro turno do campeonato!!!

    ResponderExcluir
  2. Existem jogos que apesar dos times e dos resultados sao inesqueciveis!! Esse 'e um deles...

    ResponderExcluir
  3. Mesmo sendo bastante ignorante quanto ao assunto futebol, tenho que concordar que este post foi um dos melhores daqui... Muito bacana... e com a narrativa, então, me senti no jogo!

    ResponderExcluir
  4. Fala baleia, blz. Eu não acompanho a história do atlético mas teve um jogo no Serra Dourda entre Atlético e famengo que pensava eu ser a final deste campeonato brasileiro de 1980. Este jogo que me refiro vc se lembra ?

    ResponderExcluir
  5. Esse jogo foi ela Libertadores de 1981...Estarei postando sobre esse jogo tb!! Abs

    ResponderExcluir
  6. Viva o futebol brasileiro, craques como os de antigamente estão reaparecendo, viva o melhor campeonado do mundo. Gleison

    ResponderExcluir
  7. E aí Gleison!! Jogos como esse tem que ser a regra!!

    ResponderExcluir

Olá companheiro!!
Deixe seu comentário abaixo!!

FORÇA NA LUTA!!